Portal Diocesano – Diocese de Sobral » DIOCESE DE SOBRAL

DIOCESE DE SOBRAL

Situação Geográfica

A Diocese de Sobral fica situada ao Norte Ocidental do Estado do Ceará, limitando-se com o Oceano Atlântico, com a Arquidiocese de Fortaleza, e com as dioceses de Itapipoca, Quixadá, Crateús e Tianguá.

Limites Geográficos

Sua superfície é de 17.634,7 Km². Sua População – segundo dados do IBGE: 2010, é de aproximadamente 754.328 habitantes, sendo 480.533 na Zona Urbana, e 273.795 na Zona Rural.

Aspectos Geo-Humanos

A Diocese de Sobral é composta de 39 paróquias e de 04 Regiões Episcopais organizadas em 05 Áreas Pastorais e tem 80 sacerdotes , 125 religiosos. assim denominadas: Região Sede, Araras, Coreaú,Acaraú. Tendo um total de 754.328 habitantes.

A Região Sede compõe-se de 9 Paróquias, sendo 5 na cidade de Sobral: Sé, Patrocínio, Fátima, Ressurreição e São Paulo Apóstolo; 3 na zona rural (Aracatiaçú, Taperuaba e Jaibaras), e 1 no Município de Forquilha. Na Região residem 22 padres.

A densidade demográfica é de 33,0 habitantes / Km², sendo sua população: 210.057 habitantes

A Diocese tem sob sua tutela o maior hospital sobralense, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Bispos

Pastores intermediários da Diocese de Sobral

• Primeiro administrador diocesano foi Dom José Bezerra Coutinho (*07 de fevereiro de 1910…+07 de novembro de 2008): Foi bispo auxiliar de Sobral no período de 1956 a 1961 e com o falecimento de Dom José Tupinambá da Frota, em 1959, foi nomeado “vigário capitular” o que hoje é administrador diocesano. Período entre Dom José e Dom Motta;
  • Segundo Administrador diocesano foi o monsenhor Joaquim Arnóbio de Andrade (*26 de abril 1915… foi ordenado por Dom José Tupinambá da Frota em 20 de novembro de 1939. Foi administrador diocesano no período entre Dom Motta e Dom Walfrido;
  • Terceiro Administrador diocesano foi o padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva 30 de julho de 1956), natural de Hidrolândia/CE foi ordenado por Dom Walfrido dia 04 de janeiro de 1991. Nomeado administrador diocesano no período entre Dom Aldo Pagotto e dom Fernando Saburido. Ou seja: assumiu dia 07/06/2004 até a posse de dom Fernando Saburido dia 03 de julho de 2005 em Sobral/CE.
  • Quarto Administrador diocesano: o padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, assumiu pela segunda vez o cargo de Administrador diocesano, com a transferência de Dom Fernando Saburido, até 12 de dezembro de 2010, data da posse do novo bispo Dom Odelir José Magri.