Portal Diocesano – Diocese de Sobral » Igreja na Diocese de Sobral

Igreja na Diocese de Sobral

DADOS GERAIS DA DIOCESE

HISTÓRICO

A Igreja é chamada a representar a presença viva de Jesus Cristo no mundo. O que a alma é para o corpo, assim devem ser os cristãos atuando dentro das realidades do mundo.

Sua presença deve primar pelo serviço às pessoas, acolhendo suas alegrias e esperanças, levando o dinamismo do Evangelho, superando as contradições e implantando a fraterna solidariedade. (Cf. GS 1)

Essa presença registra-se em Sobral, desde a época da Fazenda Caiçara. Situada às margens do Rio Acaraú, foi elevada à categoria de Vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral.

Por ordem régia, que data de 14 de novembro de 1771, foi criado o seu Município, instalado aos 5 de julho de 1773.

A Diocese de Sobral foi criada a 10 de Novembro de 1915, pela bula “Catholicae Religionis Bonum”, do Papa Bento XV, sendo desmembrada da então Diocese de Fortaleza. Nosso 1° Bispo foi Dom José Tupinambá da Frota (1916-1959) e seu auxiliar, Dom José Bezerra Coutinho, falecido em 2008. O 2° Bispo foi Dom João José da Mota e Albuquerque (1961-1964). O 3° Bispo foi o saudoso Dom Walfrido Teixeira Vieira (1965-1997), falecido aos 9 de Novembro de 2001. O 4°

Bispo foi Dom Aldo di Cillo Pagotto, sss (1998 2004), hoje Arcebispo da Paraíba. O 5º. Bispo foi Dom Antônio Fernando Saburido, O.S.B., hoje Arcebispo de Olinda e Recife-PE, logo após viemos a ter  como 6° Bispo Dom Odelir José Magri, MCCJ.

Hoje possuímos um Administrador Apostólico Dom José Luiz Gomes Vasconcelos, que também é Bispo auxiliar de Fortaleza.

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

A Diocese de Sobral fica situada ao Norte Ocidental do Estado do Ceará, limitando-se com o Oceano Atlântico, com a Arquidiocese de Fortaleza, e com as Dioceses de Itapipoca, de Quixadá, Crateús e Tianguá.

LIMITES GEOGRÁFICOS

Sua superfície é de 17.634,7 Km². Sua População – segundo dados do IBGE: 2010, é de aproximadamente 754.328 habitantes, sendo 480.533 na Zona Urbana, e 273.795 na Zona Rural.

ASPECTOS GEO-HUMANOS

A Diocese de Sobral originalmente compreendida por quase toda a região norte do Ceará e uma parte da região oeste. Posteriormente cedeu territórios para criação das Dioceses de Crateús em 1964, Tianguá e Itapipoca em 1971. Atualmente seu território compreende 29 municípios com 39 paróquias, 5 áreas pastorais, 02 áreas missionárias e 05 Santuários Diocesanos divididas em 4 regiões Episcopais ( Região Sede, Região Vale do Coreaú, Região Vale do Acaraú e Região do Araras). Conta hoje com 80 sacerdotes diocesanos (69 incardinados e residentes sendo: 66 Padres que estão à frente de missão e 03 Padres eméritos, temos ainda; 06 Incardinados e não residentes, 02 residentes não incardinados) e 05 religiosos totalizando 82 Padres.

A Diocese, durante toda sua existência, marcou a historia da zona norte do Ceará e principalmente da cidade de Sobral, não somente com sua missão estritamente evangelizadora, mas também com seu trabalho frutífero no campo da educação, da saúde e da comunicação.

A densidade demográfica é de 33,0 habitantes / Km², sendo sua população: 210.057 habitantes.