SOBRAL CURTE PAZ

 

Sobral Curte Paz

Inicialmente o Sr.Bispo Diocesano Dom Odelir José Magri, reuniu as lideranças da Igreja Católica para decidirem as iniciativas contra a grande onda de violência em Sobral. Em nossa primeira reunião, dia 07 de março de 2014, O Sr. Prefeito José Clodoveu de Arruda que tomou conhecimento desse encontro,  já se fez presente. Neste dia foram relatadas as situações diversas que abrangem a violência em nossa cidade.

Por sugestão do Pe. João Batista Frota, foi pedido para ser criada uma Comissão específica promotora da paz,com o intuito de conscientizar  a população sobre a construção da paz em nossa cidade, ressaltando que os princípios de cada cidadão sobralense estão fundamentados nos valores da paz. Mediante isso foram escolhidos pra essa comissão: Dom Odelir,  Pe.Gonçalo (Vigário Geral), Pe.Denilson, Luciano Marques,Paulo Vasconcelos (vereador),Edna Chaves (Ecónoma), Pe.João Paulo e Robério. Posteriormente ingressaram também nessa comissão o Pe.João Batista Vasconcelos e Frei Glauber.

Essa comissão da Diocese de Sobral se reuniu no dia 01 de Abril e encaminhou a criação de um projeto denominado: SOBRAL CURTE PAZ, com logomarca definida. Pensamos no dia 13 para lançamento do projeto, apresentando na logomarca a presença do Arco de Nossa Senhora de Fátima (símbolo municipal). Sabendo que existem tarefas próprias do poder público partimos em busca da sociedade para agirmos em conjunto em prol da paz. Definimos então que o projeto SOBRAL CURTE PAZ seria lançado no dia 13 de maio (Dia de Nossa Senhora de Fátima), já pensando em unir a idéia de devoção do povo em usar branco nesse dia, que seria posteriormente solicitado ao povo que continuasse com essa devoção em honra a Nossa Senhora, mas também assumisse a graça de ser protagonista da paz em Sobral.

A comissão se reuniu com todos os diretores das escolas da 6ª Crede e contou com o apoio das escolas municipais, católicas e algumas escolas particulares da nossa cidade para juntos se integrarem no projeto. No dia do lançamento ocorreram dois momentos: pela manhã com todas as autoridades municipais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Auditório Dom Walfrido,também contamos com a presença da sociedade sobralense e representantes de diversas pastorais da Diocese de Sobral e algumas empresas.

À noite no Boulevard do Arco, reunimos mais de cinco mil pessoas para contemplarmos a primeira iniciativa do projeto da Diocese de Sobral em prol da multiplicação da paz, com a apreciação de um show católico com a presença do cantor Cosme, ex-traficante do Rio de Janeiro.

 

SOBRAL CURTE PAZ é um projeto preventivo que conscientizará a população de que cada um deve ser um multiplicador da paz.

Pretendemos atingir:

Famílias vítimas de violência, levando através da pastoral a visitação o consolo aos familiares.

Jovens envolvidos com pastorais e movimentos, mostrar a eles a importância desse projeto. Fazer chegar às escolas, através de roteiro, uma conscientização para mudança da realidade em que vivemos. Cada jovem pode dar sua contribuição nas escolas.

Promover um Luau da Paz (voz e violão na Margem esquerda), atraindo também aqueles que estão à parte da igreja.

Torneios de esportes, gincanas, premiações entre os jovens.

Vamos aproveitar a iniciativa da Prefeitura com o Dia da Cidadania e realizar o Marco da Paz em cada bairro com tenda de atendimento as famílias com acompanhamento, eventos culturais do bairro e outras iniciativas.

Envolver os ciclistas da UNIMED, para a Pedalada da Paz.

Promover atos ecumênicos.

 

Tudo isso e muito mais aguardem.

 

Dia 12 de junho

O Projeto Sobral Curte Paz continua em ação.
A comissão do Projeto (Dom Odelir, Pe.Gonçalo, Pe João Paulo, Luciano Vasconcelos, Edna Chaves, Robério e Paulo Vasconcelos) reuniram-se com os representantes das Escolas Católicas, Municipais e Estaduais juntamente com os representantes das Pastorais que trabalham com as famílias (Pastoral Familiar, Fazenda da Esperança, Novas Comunidades) para trocar novas metas rumo a construção da PAZ.

 

Dia 21 de junho

A Comissão do Projeto Sobral Curte Paz contava com a presença dos pastores evangelicos na reunião do dia 21 de junho as 9h no Auditório Dom Walfrido, mas infelizmente não compareceram a este ato ecumênico

 

Reunião do dia 1 de Agosto de 2014.

Contamos com a presença da imprensa “Caiçara”,entrevistando o Vigário Geral e a valorosa presença do Cel.Carvalho, participando pela primeira vez do Projeto. Foi sugerida uma reunião com a imprensa de Sobral, a fim de pedir apoio para promoção da paz, divulgando as ações construtivas da paz.

Foi criada a Cartilha da Paz, organizada pelo Pe.Denilson com possibilidade de lançamento no dia 13 de Setembro no evento DNJ em Cariré. Foi criado também um e-mail especifico para o Projeto Sobral Curte Paz, para sugestões.

O Pe.João Batista Frota  comentou sua visita aos Diretores das Escolas do Sumaré, já firmando parceria em busca de uma nova realidade. O Sr.Edivar, novo Presidente da ONG “Construtores da Paz” está à disposição para auxiliar o Projeto. Além da parceria com os “Construtores da Paz” também contaremos com a parceria do Projeto Rondon atuante no bairro.

O Coronel Carvalho expôs os vídeos apresentando a realidade atual da violência em Sobral, que segundo as estatísticas diminuiu nos meses de junho e julho.

Assim foi o assunto debatido na reunião.

 

Setembro

A Comissão organizadora do Projeto “Sobral Curte Paz” definiu que a cada dia 13, acontecerá uma Celebração Eucarística nas diversas Igrejas da cidade de Sobral, continuando a conscientização que somos construtores da PAZ. Nesse mês será no Santuário de São Francisco, às 12 horas, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Odelir José Magri. No desejo de estabelecer um cultura de PAZ, contamos com sua valorosa presença.

 

Outubro

No dia 9 de Outubro 2014, a partir das oito horas, no gabinete do Sr. Bispo ocorreu a reunião do Projeto “Sobral Curte Paz” com a participação da Comissão Sobral Curte Paz (Dom Odelir, Pe. Denílson, Pe. Gonçalo, Cel. Carvalho, Paulo Vasconcelos, Luciano Marques, Edna Chaves e Raquel. Foi discutido como fazer um trabalho permanente, atingindo as escolas, famílias, sobretudo aquelas mais afastadas, como também, criar meios para superar os bailes funk, por momentos que venha suscitar a paz . Ainda existe a ideia de aproveitar o dia de Cidadania da Prefeitura e armar a tenda do Projeto Sobral Curte Paz, com missionários visitando também as vítimas da violência do local.Foi proposto pelo Cel.Carvalho inserir ao Projeto Sobral Curte Paz, dois programas: PROERD (Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e ACISO (Ação Cívica Social). Surgiu então, a ideia de realizar a primeira iniciativa do Projeto PROERD no Bairro dos Terrenos Novos, sob o olhar da Paroquia São Pulo Apóstolo e o apoio das escolas publicas da localidade. Existe também uma ideia de fazer parceria com as empresas, com SESC, SEBRAE, AA, Conselho Comunitário Defesa Social, Prefeitura Municipal, Diocese de Sobral e outros, tudo em prol de promover uma cultura de paz.Nesta reunião surgiu a ideia de arrecadar alimentos durante o Rejubilar 2014, já que no dia 13 a noite será lembrada a ação do Projeto Sobral Curte Paz .Foi agendada uma reunião para o 15 próximo, às 8h, para os devidos encaminhamentos.

© 4759 Portal Diocesano – Diocese de Sobral. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Validados.
Desenhado por Theme Junkie.