Programação contou com visitas a capelas, comunidades, crisma de jovens e celebração de primeira comunhão, celebrações eucarísticos, além de momentos formativos e de integração com os paroquianos

Correio da Semana

Entre os dias 22 e 24 de novembro, a Paróquia de Santa Maria Madalena em Catunda recebeu a visita pastoral do bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. A intensa programação contou com visitas a capelas, comunidades, crisma de jovens e celebração de primeira comunhão, celebrações eucarísticos, além de momentos formativos e de integração com os paroquianos.

O pároco da Paróquia Santa Maria Madalena de Catunda, Pe. José Bonifácio Fonseca Matos, destacou que a visita foi um momento de integração e de comunhão entre a comunidade e o bispo diocesano. “A comunidade toda e eu como pároco ficamos muito feliz com a visita do bispo. Nós nos sentimos mais próximos e acolhidos por ele e por suas palavras. Percebemos a alegria do bispo por estar revivendo toda a sua vida de pároco como foi outrora conhecendo as regiões difíceis de acesso e valorizando o que nós temos. Foi uma alegria muito grande tê-lo recebido em nossa comunidade e todos os paroquianos ficaram muito satisfeitos, impressionados com a proximidade do bispo com eles e ficaram muito felizes porque fazia tempo que um bispo não fazia uma visita pastoral a Catunda”, ressaltou.

Pe. Bonifácio lembrou que esta é a sexta vez em que Dom Vasconcelos visita a paróquia de Catunda, mas é a primeira vez como visita canônica. “Por onde nós passamos, sobretudo nas comunidades, a alegria era muito grande porque eles não têm memória de ter passado algum bispo em suas comunidades”, ressalta ao lembrar que a última vez que a comunidade tem lembrança de uma visita pastoral foi há 40 anos.

Cronograma

Dom Vasconcelos chegou a Catunda no final da tarde da quinta-feira, 22 de novembro, e presidiu santa missa de abertura na qual houve a primeira eucaristia de crianças e investidura e reinvestidura de ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. No dia 23 pela manhã, o bispo, acompanhado de Pe. Bonifácio, partiu para a Região da Serra em direção à comunidade Vidéo onde Dom Vasconcelos reuniu a população para falar sobre o motivo de sua visita visita pastoral, para formá-los e ficou aberto a perguntas da comunidade. Por volta de 10h45, foi à Comunidade Buenos Aires também na serra onde foi acolhido pelos fiéis com fogos e cantos de acolhida. Mais uma vez, o bispo relatou o motivo da visita e ouviu a comunidade com suas demandas.

A partir das 11h30, foram em direção à Comunidade do Sítio Saco do Belchior onde há uma capela em construção. “O bispo celebrou com muita alegria e foi acolhido, conversou ao final da santa missa com o povo e almoçamos com a comunidade”, lembra Pe. Bonifácio. Durante a tarde, o bispo presidiu santa missa e atendeu confissões na sacristia.

Às 17h30, Dom Vasconcelos visitou a escola Pequeno Príncipe onde foi acolhido com apresentações da semana do livro e tratou das questões indígenas. Às 19h, foi realizada sessão extraordinária na Câmara Municipal na qual a prefeitura apresentou todos os projetos sociais e realidade da cidade com relação a seca e o que está sendo feito pelo povo. O bispo também abordou as obras sociais da Diocese. “Foi uma partilha e uma troca de conhecimento”, avalia Pe. Bonifácio.

Na manhã do sábado, 24, o bispo diocesano teve uma reunião com os representantes de pastorais e comunidades na qual ouviu os representantes de todas as capelas e pastorais. “Foi uma manhã de oração sobre a vida pastoral da comunidade”, destacou Pe. Bonifácio. Na tarde do dia 24, foram à Comunidade de Quixaba e depois à Comunidade de São José do Frade e à Comunidade de Bom Tempo. Às 18h, foi realizada santa missa na Igreja Matriz de Catunda para já nas vésperas celebrar a Festa de Cristo Rei e crismar 164 jovens. “Foi uma alegria imensa da população ao redor da matriz”, conta Pe. Bonifácio. Após a santa missa e a crisma, por volta das 22h, Dom Vasconcelos ainda visitou a Comunidade de Paraíso, encerrando a visita pastoral.

Visita pastoral 3