Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/diocesedesobral1/www/nv/libraries/cms/application/cms.php on line 460

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/diocesedesobral1/www/nv/templates/diocese_de_sobral13/library/Designer/Content/SingleArticle.php on line 198

Escrito por Breno Mendes

Tema da Campanha deste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Será Libertado pelo Direito e Pela Justiça”

José Maria Gomes Vasconcelos

Coordenação Diocesana da CF

A Diocese de Sobral se fez presente na capacitação sobre Campanha da Fraternidade cujo tema em 2019 será: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Será Libertado pelo Direito e Pela Justiça” (Is 1,27). A Diocese se fez representada pela Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, com a coordenadora Elisangela Gonçalves, pelo Vocacionado Jameli e pela Caritas representada por José Maria Gomes Vasconcelos.

O evento contou com a Assessoria da CNBB e foi promovido pelo Regional Nordeste 1 em Fortaleza sob a coordenação da Professora Monica Pimentel e Irmã Rosalia Alencar Alves que muito se dedicam a este trabalho no apoio e assessoria às ações da Campanha da Fraternidade no Estado do Ceará.arte da cf de 2019 pk

A Campanha da Fraternidade 2019 tem como objetivo geral estimular a participação, à luz da palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. Neste sentido, a Igreja do Brasil oferece aos cristãos por ocasião da quaresma um tempo favorável para os cristãos saírem da alienação existencial e entenderem que a política é uma forma sublime de exercer a caridade.

Nós da Coordenação Diocesana da Campanha da Fraternidade convocamos e pedimos o empenho e o apoio dos nossos Párocos, Líderes Comunitários, Agentes de Pastorais, representantes dos diversos setores pastorais e dos veículos de comunicação que possam se engajarem no trabalho de divulgação, sensibilização e mobilização das ações para que juntos possamos exercer nossa cidadania através do Controle Social das Políticas Públicas do nosso Estado e de nossos municípios.

Texto-base da CF 2019 incentiva participação dos cidadãos na construção de Políticas Públicas

Buscando estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade, a Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 6 de março. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF busca conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

Como forma de despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal, a Comissão Nacional da CF preparou o texto-base, que contou com a participação e contribuição de vários especialistas e pesquisadores, bem como com a consulta a lideranças de movimentos e entidades sociais. Dividido no método ver, julgar e agir, o subsídio aponta uma série de iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha.

Como exemplo dessas ações, o texto-base além de contextualizar o que é o poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas, fala sobre o papel dos atores sociais nas Políticas Públicas. A participação da sociedade no controle social das Políticas Públicas é outro tema de destaque no texto-base. “Política Pública não é somente a ação do governo, mas também a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais ou coletivos, envolvidos na solução de determinados problemas”, afirma o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

Ainda segundo dom Leonardo, devem ser utilizados princípios, critérios e procedimentos que podem resultar em ações, projetos ou programas que garantam aos povos os direitos e deveres previstos na Constituição Federal e em outras leis. Por isso, segundo ele, a temática se fez necessária para a CF de 2019. “Políticas Públicas são as ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos possam ter vida digna”, afirma dom Leonardo. (Com informações da CNBB)

FONTE: JORNAL CORREIO DA SEMANA

Categoria: