Cerca de 500 agentes da pastoral reuniram-se na quadra do Colégio Santo Antônio das Irmãs Franciscanas de Dillïgen para participar do congresso que contou ainda com as presenças do Sr. Alex Gomes da Motta, coordenador nacional da Pastoral da Saúde, dos bispos auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Paulo Celso e Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que também é o responsável pela Pastoral da Saúde no Regional Leste 1 e foi o celebrante da santa missa durante o congresso e de Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caxias, sede do evento.

“Com o tema deste congresso, a saúde da mulher, estaremos cuidando de quem cuida. As primeiras testemunhas da ressurreição foram as mulheres, pois essa é a missão das mulheres, serem mães e testemunhas aos seus filhos e filhas do ressuscitado”, disse Dom Tarcisio em sua fala de abertura do evento. Ao longo dia vários momentos de palestras foram ajudando os congressistas a compreenderam a importância e urgência de se discutir a temática central. Entre as palestras, Irmã Fátima Pereira do Centro de Defesa da Vida (CD Vida) ligado à Ação Social Paulo VI da Diocese de Duque de Caxias falou aos presentes sobre os inúmeros de casos de violência doméstica que ceifa a vida das mulheres contribuindo diretamente na degradação da sua saúde física e psicológica.

FONTE CNBB