Urgência 3

III Urgência: Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da Pastoral

III. Urgência: Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da Pastoral
Coordenador: Pe. Erivaldo Prado

Programa 1- Comunidade paroquial: casa de animação bíblica.

O discípulo missionário é convidado a redescobrir o contato pessoal e comunitário com a Palavra de Deus como lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo. Este encontro garante a necessidade de abertura, partilha e solidariedade para com o outro. O discípulo acolhe e vive a Palavra em comunhão com a Paróquia/comunidade de comunidades. Ao escutar atentamente as Sagradas Escrituras, ele sabe que não o faz isoladamente, mas na comunhão com todos os que também a acolheram, como dom na Igreja e com toda a Igreja. Assim, a Palavra é saboreada, sobretudo em espírito eclesial.

III Urgência: Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da Pastoral
Programa 2- A Palavra de Deus como fundamento da vida e missão da Igreja.

A Igreja é missionária por natureza (EG. n.2; DAp, n. 347). O discípulo missionário é consciente que o distanciamento de Jesus e do Reino de Deus traz conseqüências desastrosas para toda humanidade. Daí a necessidade de se nutrir constantemente da Voz e do Rosto da Palavra. A Palavra de Deus é luz para a vida (Sl 119,105). Quanto bem tem feito, pela diocese afora, nas mais diversas comunidades, a leitura da vida à luz da Palavra. Muita riqueza evangelizadora acontece nos Círculos Bíblicos, nos grupos de reflexão, nos setores missionários de nossas comunidades. Portanto, a Animação bíblica de toda a pastoral é um caminho de conhecimento e interpretação da Palavra e um caminho de evangelização missionária da proclamação e vivência da Vontade de Deus, contida nas Sagradas Escrituras.