O Museu Dom José é uma instituição museológica localizada na cidade brasileira de Sobral, no Ceará. O museu pertence à Diocese de Sobral e é considerado o quinto museu de arte sacra mais importante do Brasil, como mais de trinta mil peças em seu acervo.

Fundado pelo bispo diocesano Dom José Tupinambá da Frota em 29 de março de 1951 , o museu está instalado num palacete de estilo luso-brasileiro construído em 1844 pelo major João Pedro Bandeira de Melo, sendo considerado patrimônio cultural de Sobral.

MUSEU DIOCESANO DE SOBRAL - MUSEU DOM JOSÉ
Diretor: José Luiz Lira