Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/diocesedesobral1/www/nv/libraries/cms/application/cms.php on line 460

Paróquia (A à Z)


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/diocesedesobral1/www/nv/templates/diocese_de_sobral13/library/Designer/Content/SingleArticle.php on line 198

Escrito por Breno Mendes

Pastorais Sociais da Diocese de Sobral

Pastoral Criança

Missão : A pastoral da criança é uma organização comunitária , de atuação nacional . Tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber para a vida plena da criança .
Objetivo : Desenvolvimento integral de crianças da concepção ao seis anos de idade , promovendo , em função delas , também suas famílias e comunidades , sem distinção de raça , cor , profissão , nacionalidade , sexo , credo religioso ou político.

Articuladora da Diocese – Benedita Elizagela

 

Pastoral da pessoa Idosa

Missão : Evangelizar através das ações de seus líderes comunitários , capacitados a realizar visitas domiciliares ás pessoas Idosas . A Pastoral Zela pela formação contínua dos líderes voluntários , que unem fé e vida .
Objetivo : Assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas , através da promoção humana e espiritual , respeitando seus direitos , num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades , sem distinção de raça , cor , profissão , nacionalidade , sexo credo religioso ou político , para que as famílias e as comunidades , possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas , protagonistas de sua auto- realização ( Estatuto da Pessoa Idosa ).

 

Comissão Pastoral da Terra

Evangelho e buscando ser fiel ao Deus dos pobres , à terra de Deus e aos pobres da terra , ouvindo o clamor que vem dos campos e florestas , quer ser presença solidária , profética , ecumênica , fraterna e afetiva junto aos trabalhadores e trabalhadoras da terra e das águas . Para que assumam o protagonismo de suas lutas e de sua história .
Càritas
Missão : A Cáritas Brasileira testemunho e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo , defendendo a vida , promovendo e animando a solidariedade libertadora , participando da construção de uma nova sociedade com as pessoas em situação de exclusão social , a caminho do reino de Deus .
Objetivo : Trabalhar em defesa e na promoção dos direitos humanos em uma perspectiva econômica , estabelecendo parcerias com organismo nacionais e internacionais.

 

Pastoral da AIDS

Missão : A Pastoral da Aids é um serviço da Igreja Católica que promove vida saudável , incentivando o cuidado de si e dos outros .
Objetivo : Evangelizar , humanizando relações superando preconceitos , discriminação e exclusão .

 

Pastoral Hospitalar

Missão : Visita aos doentes levando esperança a todos aqueles que se encontram no hospital

 

Pastoral dos Surdos

A Pastoral do Surdo tem como objetivo buscar os surdos de nossa arquidiocese que estão afastados da Igreja, a exemplo de Jesus que nos ensina acolher a todos, a buscar a ovelha que se perdeu. Acolher e Evangelizar a pessoa surda para que vivam os princípios cristãos, conheçam os mandamentos de Deus e o anuncio da palavra de Deus.

 

Pastoral Carcerária

Está junto das pessoas privadas de liberdade. Só a proximidade que nos faz amigos nos permite apreciar profundamente os valores das pessoas privadas de liberdade, seus legítimos desejos e seu modo próprio de viver a fé. À luz do Evangelho reconhecemos sua imensa dignidade e seu valor sagrado aos olhos de Cristo, pobre como eles e excluído como eles. Desta experiência cristã compartilharemos com eles a defesa de seus direitos”. (DA.398) 

Busca a Libertação integral. Consciente de que precisa enfrentar as urgências que decorrem da violência e da miséria do sistema prisional, o agente de Pastoral Carcerária sabe que não pode restringir sua solidariedade ao gesto imediato da doação caritativa. Embora importante e mesmo indispensável, a doação imediata do necessário à sobrevivência não abrange a totalidade da opção às pessoas privadas de liberdade. Antes de tudo, esta implica convívio, relacionamento fraterno, atenção, escuta, acompanhamento nas dificuldades, buscando, a partir das pessoas privadas de liberdade, a mudança de sua situação. As pessoas presas são sujeitos da evangelização e da promoção humana integral. (CNBB – Nº 94, parg. 71).
Luta para cancelar toda legislação e normas contrárias à dignidade e aos direitos fundamentais às pessoas privadas de liberdade, assim como as leis que dificultam o exercício da liberdade religiosa em benefício dos reclusos e busca, a quem transgride o caminho, o resgate e uma nova e positiva inserção na sociedade.
Respeita a dignidade da pessoa humana. Isso significa tratar o ser humano como fim e não como meio, não o manipular como se fosse um objeto; respeitá-lo em tudo que lhe é próprio: corpo, espírito e liberdade; tratar as pessoas presas como ser humano sem preconceito nem discriminação, acolhendo, perdoando, recuperando a vida e a liberdade de cada um, denunciando os desrespeitos à dignidade humana e considerando as condições materiais, históricas, sociais e culturais em que cada pessoa vive.

 

 

Categoria: