Frente da santa casa se sobral

Corpo Diretivo

Provedor – Bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos

Diretor Geral – Klebson Carvalho Soares

Diretor Financeiro – Pe. João Bosco Arruda Linhares

Diretor Técnico – Francisco Sávio Alves Arcanjo

Diretor Clínico – Elson Arruda Linhares

Diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão – Vicente Pinto

Diretora de Enfermagem – Lucila Maria de Albuquerque

O Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Sobral – SCMS (formado pela Santa Casa, Hospital do Coração, Clínica Dom Odelir, Abrigo Sagrado Coração de Jesus e Hotel Visconde) é uma instituição filantrópica de referência regional e estadual para atendimento em saúde de Alta Complexidade em Traumato-ortopedia, Obstetrícia, Neurocirurgia, Oncologia, Cardiologia e Terapia Renal Substitutiva, sendo certificado como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Educação e da Saúde desde 2007.

Fundado em 1925 e ocupando uma área física de 67.000 m2, a SCMS tem mantido portas abertas para acolher a população de 55 municípios da Macrorregião de Sobral/CE com uma população de aproximadamente 1.720.000 de habitantes.

Diariamente o hospital promove assistência e o ensino com foco na qualidade e segurança de seus pacientes e excelência na formação de profissionais da saúde, visando à satisfação de seus colaboradores e usuários. Pela qualidade e relevância de seus serviços o Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Sobral é reconhecido como uma instituição de excelência na prestação de serviços de saúde.

Acesse o SITE da Santa Casa:

http://stacasa.com.br/site/

UNIDADES

Hotel Visconde

Hospital do Coração de Sobral
O Hospital do Coração de Sobral é uma instituição Filantrópica, que completou 15 anos de existência em dezembro de 2011, buscando aliar humanização e inovação tecnológica para atender com excelência aos pacientes que o procuram. Tem sede na cidade de Sobral – Estado do Ceará à Avenida Geraldo Rangel nº 715. Dispõe de todos os métodos diagnósticos e complementares em Cardiologia e tem obtido muitos êxitos nos procedimentos terapêuticos, principalmente no tratamento com Implante de Stent Intracoronariano para o Infarto Agudo do Miocárdio. Possui um corpo clínico com formação nos maiores e melhores centros do Brasil (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Instituto do Coração da Universidade de São Paulo), alguns com formação acadêmica e Professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

É um Hospital que presa pela excelência no atendimento, cobrindo toda a macroregião da Zona Norte do Estado do Ceará, com cerca de 85% de atendimentos oriundos do Sistema Único de Saúde, com marcações e agendamentos de consultas e procedimentos com demandas reguladas via Central de Marcação, bem como atendimentos de urgência e emergência referenciados e contra-referenciados dos municípios circunvizinhos.

Além do seu vasto desempenho assistencial na prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as doenças cardiovasculares, o Hospital do Coração de Sobral tem explícita vocação científica, com participação em vários estudos multicêntricos nacionais e internacionais na área de Cardiologia e através dos quais mantém vínculos científicos com importantes instituições do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos. Mantém um dos mais importantes programas do Brasil para o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio, com excelentes indicadores de mortalidade e reinfarto hospitalares. Este programa tem como principal ferramenta de tratamento a Intervenção Coronária Percutânea Primária, com laboratório de angioplastia coronariana funcionando 24 horas por dia e sete dias na semana.

Dispõe de Serviços Especializados em Cardiologia em regime ambulatorial onde são realizados: Consultas Cardiológicas, Eletrocardiograma, Teste Ergométrico, Transtorácico, Ecocardiograma com Dobutamina, Ecocardiograma Transesofágico, Ecodoppler de Artérias Carótidas e Vertebrais, Ecocardiograma Fetal, Holter de 24 horas e Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA) em 24 horas. Além do diagnóstico das doenças cardiovasculares, intenso programa de prevenção primária e secundária é desenvolvido neste Serviço, com verdadeiro seguimento dos pacientes em áreas como a Doença Arterial Coronariana, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Doença Valvular, Cardiopatias Congênitas e Arritmias Oferece atendimento de Alta Complexidade em Urgência e Emergência com Internações Clínicas e Cirúrgicas em Leitos de Observação no Pronto Atendimento, Unidade de Internação (Enfermaria) e Unidade de Terapia Intensiva (Unidade Coronariana). O Pronto Atendimento do Hospital do Coração de Sobral atende, diariamente, pacientes de Sobral e da região norte do Ceará. Funciona com protocolos anualmente atualizados que objetivam o mais rápido e mais eficaz atendimento das urgências cardiovasculares. Tem um eficiente programa de abordagem da dor torácica que envolve todos os serviços de apoio do hospital.

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital do Coração de Sobral tem uma das maiores casuísticas individuais do Nordeste, realizando, cateterismos cardíacos e angioplastias coronarianas com implantes de stents. O Serviço dispõe de plantão para o tratamento percutâneo do Infarto Agudo do Miocárdio, no qual cerca de 250 pacientes são assim tratados a cada ano com implante primário de stent intracoronariano, reduzindo significativamente a mortalidade relacionada a esta grave O Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital do Coração de Sobral realiza cerca de 30 cirurgias de grande porte a cada mês, incluindo cirurgias de revascularização miocárdica, reparo e troca de válvulas cardíacas, cirurgias de correção de cardiopatias congênitas e de doenças da aorta. O Serviço de Marcapasso Cardíaco realiza o implante de cerca de 10 marcapassos definitivos a cada mês, além de organizar um ambulatório de seguimento para os portadores de marcapasso cardíaco de Sobral e de toda a Macro-região.

Hospital Dom Walfrido
O Complexo Hospitalar Dom Walfrido, voltado para a assistência privada, foi fundado em novembro de 2012 e, desde então, tem alcançado grandes avanços e se consolidado por promover o bem-estar físico, psíquico e social das pessoas com uma assistência qualificada, tecnologia atualizada, encorajando as boas práticas e favorecendo a melhoria contínua da qualidade.

O objetivo da iniciativa é gerar mais um meio de entrada de recursos financeiros e, desta forma, ajudar a subsidiar a assistência aos mais necessitados na unidade matriz Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O Dom Walfrido também vem se tornando cada vez mais independente no modelo de gestão e na cultura organizacional.

A sua visão é ser reconhecido e se tornar cada vez mais um hospital referência na Região pela excelência no atendimento, humanização na assistência, qualidade na infra-estrutura e uma gestão em saúde eficiente, inovadora e sustentável. Entre os valores pregados pela instituição estão o foco no paciente, respeito ao ser humano, atendimento humanizado, valorização dos colaboradores, excelência profissional, responsabilidade social e qualidade nos processos e relacionamentos.

O Hospital Dom Walfrido atualmente dispõe de 35 leitos, sendo 18 apartamentos e 17 enfermarias, distribuídos em dois andares. Em seu térreo encontrasse a recepção, uma sala de acomodação para pacientes e brevemente uma sala de pequenas cirurgias. Sua estrutura de pessoal é composta por 110 colaboradores diretos, englobados em 8 serviços: Direção, Serviço de Recepção, Serviço de Higiene e limpeza, Serviço de Enfermagem, Serviço de Nutrição e Copa, Serviço de Portaria e Vigilância, Serviço de Farmácia e Serviço de Faturamento de Contas hospitalares.

O corpo clínico da unidade conta com mais de 60 profissionais médicos realizando procedimentos de Clínica Médica, Nefrologia, ortopedia, obstetrícia, cirurgias plásticas, urologia, pediatria, proctologia, neurologia, ginecologia, mastologia, cirurgia cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, cirurgia geral, cardiologia e pneumologia.

Estão conveniados com o Hospital atualmente mais de 20 planos de saúde entre eles os planos Unimed, São Camilo/PAS, Amil, Cafaz, Saúde Bradesco, Saúde caixa, Hap Vida, Capsaúde, Casembrapa, Postal Correios, Cassi, Geap Saúde, Camed saúde.